Ensaio sobre a cegueira. Diálogos com a ética estoica
PEDRO NUNES DE CASTRO
JOÃO EDUARDO P. BASTO LUPI

Este artigo prossegue no viés de outros estudos que evidenciaram a interação profícua da obra de José Saramago com a filosofia. Uma das mais relevantes pesquisas, que identifica contribuições sobre o patrimônio filosófico presente na ficção saramaguiana foi publicada por Salzani e Vanhoutte (2018). No intuito de acrescentar novos componentes ao trabalho supracitado, cotejamos as narrativas do escritor português à filosofia estoica, que, em seu âmbito ético, delineia diretrizes para o ser humano alcançar a eudaimonía, isto é, a paz de espírito ou felicidade. Fixando-nos em Ensaio sobre a cegueira (1995), pretendemos trazer a lume o diálogo com essas normas, através de convergências e divergências. A relevância desta pesquisa reside também no fato de que realçar a interação entre o texto narrativo e o filosófico acrescenta novos elementos à crítica do romance. E para efetivarmos esse objetivo, referenciamo-nos em Kristeva (1974) e Bakhtin (1981) que preconizam a intertextualidade e o dialogismo como uma das características inerentes à literatura.

Palavras-chave: Cegueira. Razão. Paixões. Intertextualidade. Dialogismo.

This article continues in the perspective of other studies that highlighted the fruitful interaction of the work of José Saramago with the philosophy. One of the most relevant works, which identifies contributions to Saramago’s Philosophical Heritage present in the Saramagian fiction, was published by Salzani and Vanhoutte (2018). In order to add new components to the aforementioned work, we compare the narratives of the Portuguese writer to Stoic philosophy.  This, in its ethical scope, outlines guidelines for human beings to achieve eudaimonia, that is, peace of mind or happiness. Turning to the Blindness (1995), we intend to bring to light the dialogue with these norms, through convergences and divergences. The relevance of this research also lies in the fact that highlighting the interaction between the narrative and the philosophical text adds new elements to the criticism of the novel. Also, in order to achieve this goal, we refer to Kristeva (1974) and Bakhtin (1981) who advocate intertextuality and dialogism as one of the inherent characteristics of literature.

Keywords: Blindness, Reason, Passions, Intertextuality, Dialogism.

ver texto :: voltar ao sumário